Diferenças entre Governança e Gestão

Por 16 de abril de 2018 Notícias Nenhum comentário

Uma empresa que busca um alto nível de profissionalização deve ter clareza sobre as diferenças das responsabilidade das áreas de Governança e Gestão.

O profissionais que integram o time de Governança precisam ter uma visão sistêmica da empresa, do ambiente externo do mercado e um entendimento profundo do setor de atuação da companhia.

Quanto ao time de Gestão, é necessário que estes concentrem o foco na operação da empresa, no ambiente interno, possibilitando identificar os gargalos e corrigi-los tornando-se um executor eficiente das ações definidas através de um planejamento participativo, definido com a Governança.

É um risco deixar que estes papéis se misturem ou que não estejam claros para todos. O time de Governança não deve ser envolver diretamente na Gestão, pois existe a possibilidade que acarretar numa falta de visão estratégica e foco no curto prazo.

E se os executivos assumirem o papel de ficar a frente da Governança, perde-se a riqueza de ter um conselho com visão macro, imparcial e de longo prazo.

Por isto, a sinergia entre Gestão e Governança, com perceptibilidade sobre os papéis e responsabilidades de cada área, faz com que uma empresa tenha eficiência na execução das ações estratégicas e uma visão de perenidade do negócio.

Moacir Vieira dos Santos – Sócio  Fundador do Grupo Value

Value: consultoria empresarial e oportunidades de negócios

+55 (43) 3321-7820

grupovalue@grupovalue.com.br

Deixe um comentário