• (43) 3321-7820
  • Rua João Wyclif, 111 - Gleba Fazenda Palhano | Salas 2103 a 2106 | Londrina/PR

Notícias

A Importância da Controladoria nas Empresas

10 de abril de 2019 | Blog

A Importância da Controladoria nas Empresas

Um elevado número de empresas não sobrevive até o quinto ano no mercado, e um fator determinante para isso é a falta de planejamento e o descontrole na gestão, a constatação é do estudo feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Mas afinal, qual a diferença de contabilidade e controladoria?

A controladoria é voltada para pessoas dentro da organização e seu foco de tempo é para o futuro, ao contrário da contabilidade que tem como usuário o público externo e a avaliação de desempenho é voltada para o passado.

Mas qual será a importância da controladoria dentro das empresas?

A controladoria visa o controle das operações, sempre com o objetivo de monitorar sua qualidade e aprimora-las, tornando-as mais transparentes e eliminando os excessos, fornecendo assim uma visão panorâmica de todos os processos, auxiliando os gestores com informações vitais na tomada de decisões e proporcionando como consequência otimização dos resultados.

Com informações de controle ficará mais evidente o real cenário da empresa, produzindo uma estrutura organizacional bem delineada, visando seu crescimento e sobrevivência, garantindo o bom andamento e a excelência nas atividades desenvolvidas, aumentando a produtividade, e eficiência, gerando menores custos e um melhor índice de lucratividade.

Com o avanço da tecnologia, aumento da competitividade e maior exigência por parte dos consumidores é imprescindível que a empresa tenha um maior controle de suas operações ou então perdera espaço no mercado, podendo assim afetar sua existência.

Luiz Miguel - Consultor Grupo Value