Orçamento Federal x Orçamento Empresarial: O que elas têm em comum?

Por 14 de agosto de 2017 Notícias Nenhum comentário
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Foi aprovado no mês de Julho a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias – lei que orienta todo o planejamento anual do governo. É a partir dela que todos os órgãos do governo movimentam as despesas e receitas de cada ano. Nada pode ser feito paralelamente senão por lei complementar ou decreto.

Deixando a parte política de lado, cabe ressaltar que a lei é um bom exemplo de planejamento e que deve ser seguido pelas empresas, pois orçamento é fundamental para o planejamento e organização, ligado à sobrevivência de qualquer empresa, independentemente do segmento.

Não só seguir o exemplo, mas também enxergar que o planejamento do governo é essencial para as empresas. É muito provável que se as tivessem observado a LDO de 2014, muitas empresas não teriam ficado pelo caminho.

Segue aqui algumas dicas de um bom orçamento financeiro:

  • Tenha metas claras e objetivas;
  • Crie cenários, simulações de Receita e Despesas, com visões de otimismo e conservador
  • Faça com que seu orçamento faça parte do plano estratégico da empresa
  • Estipule prazos para o orçamento;
  • Faça acompanhamento e reuniões de tomada de decisão

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