Processos e controles internos no seu negócio

Por 10 de julho de 2017 Notícias Nenhum comentário
Blog-value-consultor5

A importância do controle interno em uma empresa independe da sua classificação empresarial, seja pequeno ou grande porte. A utilização de processos internos para prática diária de atividades operacionais possuem riscos inerentes que muitas vezes impactam financeiramente na empresa.

Os controles internos são ferramentas, tais como políticas, procedimentos, formalizações e aprovações que são utilizadas para a blindagem desses riscos, e permitem a empresa atingir seus objetivos, detectando erros e/ou fraudes com tempestividade e economicidade nos processos.

A avaliação dos controles internos de uma empresa requer um planejamento prévio e uma metodologia pré-definida a ser aplicada. Muitas empresas possuem setores internos ou terceirizados para desempenhar tais funções.

Inicialmente realizar um mapeamento dos processos internos, auxiliará na identificação dos riscos e controles existentes em cada processo, além de permitir uma visão analítica para a criação e implantação de novos controles, ou alterações e padronizações de processos.

Criar uma rotina de testes para a avaliação da efetividade dos controles internos é importante para assegurar que estão sendo devidamente utilizados e mitigam os riscos relacionados em cada processo interno.

O trabalho de avaliação e implantação dos controles internos deve ser cíclico e contínuo e só tem a agregar valor e confiança nas atividades da empresa, além de ser uma ferramenta de gestão, gerando informações oportunas e confiáveis para tomada de decisões dos administradores.

 

Este artigo foi elaborado por Renan Branco, Consultor Sênior na Value.

Deixe um comentário